X+Y - A Brilliant Young Mind

Texto de Róbson Lousa dos Santos

O filme britânico de 2014 dirigido por Morgan Matthews narra a história de Natan Ellis, um garoto que possui Síndrome de Asperger que, por causa da síndrome, possui dificuldades em se relacionar socialmente, porém encontra conforto nos números e nos padrões. Sua mãe, que cuida do filho sozinha após a morte do marido em um acidente, observa a facilidade do filho com a matemática e busca formas de incentivá-lo. Ela encontra um tutor para seu filho, o professor e ex-participante da Olimpíada Internacional de Matemática (International Mathematical Olympiad - IMO), Martin Humphreys.

Após anos trabalhando com Martin, Natan é escolhido para participar das seletivas para a 59º edição da IMO. As seletivas aconteceram em Taiwan, onde Natan entra em contato com os demais participantes e começa a se envolver amorosamente com uma das candidatas, a chinesa Zhang Mei.

Aprovado nas seletivas, Natan e os 5 demais representantes, seguem para o seu país que sediará a atual edição da IMO. Zhang é uma das representantes da China e também viaja para a Inglaterra para a competição. Durante a competição, o tio de Zhang (um dos responsáveis pela edição da IMO) descobre o envolvimento amoroso entre a sobrinha e Natan e, principalmente por questões culturais, o desagrada. Por conta do desapontamento do tio, Zhang decide abandonar a competição e voltar para casa.

Durante a prova, devido ao estresse provocado pela situação, Natan relembra do acidente em que seu pai foi morto e do problema envolvendo Zhang e decide abandonar a competição para ir atrás de Zhang.

Curiosidades

• O filme é baseado na história de Daniel Lightwing que teve sua história contada no documentário da BBC Beautiful Young Minds dirigido pelo mesmo diretor;

• O pai de Daniel que morreu no filme, não morreu na vida real;

• Daniel teve uma mentora, chamada Miggy Biller, não um mentor. Miggy era chefe do departamento de matemática da Universidade de York;

• Daniel não tinha interesse em matemática antes dos 9 anos;

• A mãe de Daniel, Carolyn, era professora de matemática e de ciências;

• Daniel participou edição 47º de 2006 da IMO que ocorreu na Eslovênia;

• Daniel obteve medalha de prata, ficando na 98º posição de 498 participantes (dos quais apenas 38 mulheres);

• Não houve representante feminina da China na edição;

• A China foi a vencedora da edição (todos os representantes receberam medalhas de ouro), o Reino Unido ficou em 19º colocado, juntamente com a Turquia. O Brasil ficou em 29º colocado;

• A China é realmente o país com mais vitórias;

• As seletivas não ocorreram na China. Antes da realização da IMO, Daniel já conhecia Yan Tzu, a chinesa com quem se casou cinco meses depois das provas da IMO, porém não estão mais juntos;

• As questões que aparecem no filme não são as questões reais. Miggy falou que as questões do filme não representam a complexidade das questões do IMO;

• Daniel trabalha na Google na Inglaterra e é cofundador da Castella Research, uma empresa online de jogos de azar;

• Daniel é fluente em Mandarin, enquanto Yan Tzu não sabia inglês quando começaram a namorar;

• Daniel possui 31 anos atualmente, é formado em Matemática e Estudos Orientais pela Universidade de Cambridge.

Olimpíadas

A IMO é a mais importante competição internacional de matemática para não graduados. Ela é realizada desde 1959 e participam cerca de 100 países representados por até 6 estudantes. É composta por 6 questões a serem resolvidas em dois dias (3 questões por dia), cada questão vale até 7 pontos. A sede da primeira edição foi na Romênia, sendo a própria Romênia o país que mais pontuou na edição.

O Brasil participa da IMO desde 1979 e possui 10 medalhas de ouro 45 medalhas de prata, 81 medalhas de bronze e 33 menções honrosas. No ano de 2017 o Brasil foi sede da edição 58 da IMO. Na edição de 2019, o goianiense Samuel Prieto Lima conquistou a medalha de prata, ajudando o Brasil a conquista a 29º colocação juntamente com a Turquia.

Cada país é responsável por selecionar seus representantes, no Brasil, os representantes são escolhidos a partir do desempenho dos candidatos na Olimpíada Brasileira de Matemática.

O país que venceu mais edições é a China com 20 vitórias (incluindo a edição de 2019), seguido da Rússia e em terceiro os Estados Unidos da América.

Além da IMO, existem outras competições internacionais de matemática importantes, como Olimpíada Iberoamericana de Matemática – OIM, Olimpíada Iberoamericana de Matemática Universitária – OIMU (a qual o Brasil conquistou o 1º colocado na edição de 2019), Canguru de Matemática Brasil, Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – OMCPLP.

No Brasil, existem algumas competições nacionais de matemática, tais como Olimpíada Brasileira de Matemática, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e Torneio Meninas na Matemática

Em Goiás, tem-se a Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás (OMEG) que é organizada pela UFG.

Referências

1. FUNK, A. Is 'A Brilliant Young Mind' A True Story? Here's How The New Movie Differs From The Real Events
  2. LIGHTWING, D. Early Childhood and an Introduction to Maths
  3. IMO. International Mathematical Olympiad